Equipamento

A Gallaecia disponibiliza em empréstimo para as estudantes proteçons e simuladores com os que se iniciar nas diferentes disciplinas. Esse material é colectivo, financiado com as cotas e ingressos que a associaçom acada, e deve de ser objecto de coidado polas usuárias. Entende-se que é equipamento para a iniciaçom: quer dizer, que com tempo as estudantes devem comprar o seu próprio material (ver Kit Básico).

O material da associaçom é inventariado polo encarregado de material, actualmente Francisco Ramón Rodríguez.

As compras de equipamento (incluído o Kit Básico) som habitualmente geridas por Denís Fernández Cabrera.

Mantimento
do material

Cada pessoa é responsável do mantemento do material colectivo que utiliza durante os adestramentos. Ao rematar cada adestramento, têm a obriga de limpar e aceitar as armas de forma que se eliminem humidades e marcas de dedos e se evite a ferruxe.

No armeiro da sala deve estar disponível um kit de limpeça para os simuladores. Se nom há, deve-se consultar à responsável da atividade.

Roupa pessoal
de adestramento

As HEMA som uma actividade moderna que se pratica com roupas desportivas contemporáneas: calças de chándal ou de esgrima, camisola, sudadeira e calçado desportivo coma ténis ou semelhantes, que garanta boa tracçom.

Para a prática de Ringen acrescenta-se um cinturom azul de tela resistente coma os das artes marciais orientais (judo, etc).

Em nengúm caso se empregarám roupas históricas ou de recriaçom para a prática regular de sala, salvo que a prática duma determinada disciplina o demande, circunstáncia que será indicada polas pessoas responsáveis da atividade.

Evitarám-se tamém roupas “de rua” coma camisas, cintos, vaqueiros, botas, etc. Particularmente, devem-se evitar as prendas que tenham partes duras (fivelas, rebites) que possam ferir a um contrário em situaçons de corpo-a-corpo.

Cores e imagem pública

O valor publicitário para a Gallaecia de ver mover-se polos espaços da cidade a um grupo de gente com uma imagem e um material identificáveis com uma disciplina é grande, e queremos aproveita-lo para nos fazer ver e prestigiar a nossa actividade.

Na esgrima, a desportiva idenfica-se com a cor branca, e a histórica com a cor preta nas prendas. A Gallaecia emprega, ademais, a cor azul no seu escudo.

Na medida do possível, a cor dominante do material que merquem as sócias será preta (negra), com os destaques ou detalhes em azul (de os ter), para reforçar a imagem corporativa da sala e visibilizar a súa atividade.

Em particular, desaconselha-se às sócias levarem roupa própria de outras disciplinas (camisolas de fútebol, roupa de artes marciais orientais, etc), para evitar confussom ao respeito.

Kit básico de proteçons

A Gallaecia  subsidia um kit básico para a gente que se inicia nas HEMA. Este material serve para fazer os exercícios técnicos, mas para os assaltos livres ou fazer parte em torneios é necessário acrescentar proteçons, segundo a normativa de segurança. A Gallaecia proporciona também parte de esse equipamento adicional (joelheiras e caneleiras, casacas pesadas), já fora do programa de compra básico.

O kit básico vai-se entregando ao longo do primeiro ano e espera-se das pessoas que se incorporarem à Gallaecia fazerem uma previssom de fundos para a adquisiçom de este equipamento.

Os elementos do kit, prazos de entrega e preços som:

  • Luvas ligeiras: 1º mês: 25 euros
  • Máscara de adestramento e proteçom traseira: 3º mês. 75 euros
  • Casaca ligeira: 6º mês. 55 euros
  • Calças: 9º mês. 45 euros

Para encarregar as casacas e calças, fazem falha as seguintes mediçons (os números som exemplo):

Para a casaca

  • Total Height: 190 cm
  • Chest circumference: 113 cm
  • Waist circumference: 104 cm
  • Hips circumference: 106 cm
  • Arm length from shoulder to wrist: 68 cm
  • Circumference wrapped around the wrist: 25cm.

Para as calças

  • Total height: 190 cm.
  • Waist circumference: 104 cm.
  • Hip circumference: 106 cm.
  • Leg length from hip to ankle: 105cm.
  • Leg circumference wrapped around the thigh: 66cm.
  • Leg circumference wrapped around the knee: 64cm.
  • Leg circumference wrapped around the ankle: 28cm.

As medidas devem-se tomar da seguinte forma:

Altura (Total Height): altura total da pessoa.

Peito (chest): polo centro dos peitos, cos pulmons plenamente cheios de ar, de forma para medir o máximo volume possível. Melhor toma-la medida com o protector peitoral posto, particularmente as mulheres.

Cintura (waist): na altura do umbigo, coa barriga relaxada.

Cadeira (hips): como quatro dedos por baixo do umbigo, tomando o largo (ancho) máximo do osso da cadeira (mas nom no fémur, já que a casaca sobe por acima do mesmo)

Braço (arm length): medido da uniom do ombro até o osso do pulso.

– Perna (leg length): medido da uniom da cadeira  até o tornozelo.

Articulaçons (circumference wrapped around the…): perímetro arredor das articulaçons: pulso (wrist), coxa (thigh), joélho (knee) e nocelho (ankle).

Para as mulheres: pode ser relevante indicar os tamanhos de peito maiores, de forma que na fábrica acrescentem espaço na parte superior da jaqueta. Fica à vossa discreçom, mas tende pressente que a casaca nom é mui elástica e que vades levar por baixo o peitoral rígido (que incrementa algo o volume).

Nota geral: é bom sempre ser um bocadinho generoso com as medidas. Pensai que é possível depois levar a prenda a um xastre para ajustar, mais nom é possível acrescentar material…

Compra de
equipamento adicional

Seguem a continuaçom algumas dicas de onde comprar equipamento on-line. Estám indicadas por disciplina / arma estudada, mas tede presente que é possível utilizar boa parte do equipamento entre armas. Este equipamento acrescenta-se ao kit básico já indicado com anterioridade, e está orientado a poder brigar com maior intensidade ou a tomar parte em torneios, etc.

Consultai também sempre com a pessoa responsável das vossas aulas antes de adquirir equipamento para confirmar que é válido e aceitado por ela. Finalmente, lembrai que é imperativo seguir sempre a normativa de segurança, tanto na compra de simuladores como na de proteçons.

Proteçons adicionais para espada  roupeira

  • Luvas de couro acolchoadas.
  • Casaco de esgrima pesado (“de mestre”):
    • Existe um modelo de casaca pesada disponível através da Gallaecia de forma análoga ao Kit básico com um custo de 125 euros para as pessoas associadas. É acolchoada, tem o peito de couro, cremalheira traseira e é lavável..
    • Alternativamente, Arcensis proporciona vários modelos.

É recomendável também, se quiser uma melhor segurança, acrescentar proteçom para os cotovelos e joelhos (servem proteçons de hóquei, skate, etc), e coquilha.

Como recomendaçom, convém pensar em como escalam as proteçons de espada roupeira para espada longa, nas pessoas que queiram praticar ambas as duas disciplinas. Por exemplo, há casacos que som suficientes para roupeira mas que vam requer proteçom adicional para trabalhar a espada longa.

Proteçons adicionais para espada longa /
espada e borquel

Este é um dos conjuntos de proteçons que empregam algumas pessoas nas salas galegas de HEMA para torneios e assaltos livres com maior intensidade. A escolha individual nom tem por que ser esta mesma, mas dá uma ideia de por onde vam os tiros. Tende pressente que em muitos casos nom som necessárias todas estas proteçons, e é possível utilizar um subconjunto adaptado aos exercícios ou intensidade desejada.

scea-proteçons

O material criado especificamente para a esgrima histórica indica-se com «Especial HEMA».

  • Pescoço: gorjal de Arcensis.
  • Torso (interior): proteçons para as articulaçons e peitoral. Há várias opçons:
  • Pernas:
    • Podem-se adquirir proteçons para joelhos e tíbias através da Gallaecia, de forma análoga ao kit básico, polo preço de 20 euros.
    • Há alternativas: proteçons de hóquei, skate, etc.
  • Genitais (homens):
    • coquilha de Arcensis.
    • Há modelos similares à venda em muitas tendas desportivas.

(*) – As proteçons de motocross som uma soluçom integral. Há quem prefire levar, por separado, codeiras, um reforço pectoral rígido, coletos de coiro, etc. Cada pessoa deve de atopar a combinaçom cómoda para si. Com todo, é recomendável pensar no acabado visual do conjunto, tentando manter o negro coma cor dominante e um aspecto profissional.

(**) As luvas som o elemento mais defectuoso do conjunto. As de Lacrosse semelham ser o melhor compromisso, mas nom som ótimas e tenhem problemas. De todos os modelos de luvas de Lacrosse existentes, as melhores semelham ser as Supercrosse de Brine, já descatalogadas, que se podem atopar às vezes por eBay. Tenhem a vantagem de ter placas mais rígidas que outros modelos, e de fazer escamas nas articulaçons para protege-las.
http://www.lacrosseplayground.com/wp-content/uploads/2010/06/brine-supercrosse-gloves.jpg

Ainda que todo isto semelha uma moreia de equipamento, a maioria integra-se bastante bem e o resultado é bastante estilizado, moderno e seguro. Estamos a empregar proteçons que forom provadas noutras àreas (as de esgrima, por ejemplo, som a prova de cortes, mas nom suficientemente absorventes dos golpes), reforçadas onde é precisso (de aí a adiçom das codeiras e proteçons de motocross). A combinaçom é ligeira, nom mui restritiva, efectiva e protege o necessário.

Que significa o necessário? O necessário para evitar uma lessom séria — um desgarro duma folha rota, uma articulaçom rompida por um golpe, uma estocada à gorja. Porém, queremos que doa quando nos dam um golpe, porque a dor é uma advertência que nos ajuda a manter o respeito polo que estamos a fazer: isto nom é um jogo, e é perigoso.

À fim, o 90% da segurança depende dos companheiros. Devem saber como golpear com suficiente força, como conter os golpes, quando che vam fazer dano e quando devem parar. Ter pressente que nom queremos romper aos nossos companheiros de adestramento é a primeira e principal proteçom.

Simuladores de armas brancas

As armas para HEMA chamam-se, técnicamente, simuladores, já que nom som armas auténticas. Devem ser específicamente feitas para este propósito. Nom valem, por regra geral, armas de recriaçom, decorativas, históricas, de joguete, etc. As armas empregadas nos adestramentos devem de ser fabricadas por companhias ou armeiros de prestígio reconhecido e que garantam segurança e realismo.

É necessário consultar com as pessoas responsáveis de cada atividade da Gallaecia prévia adquisiçom dum simulador, baixo risco de comprar equipamento que nom seja aceitável para treinar na sala.

Seguem alguns armeiros com os que a Gallaecia experimentou com bons resultados:

Arcensis

Tenda dos companheiros da AGEA –  A Corunha. Aparte do bom trato, tenhem a vantagem da proximidade (polo que é possível ir provar o material) e de terem experiência direta com o material que vendem. Tamém tenhem proteçons, etc.

www.arcensis.es

Peter Regenyei

Regenyei é o espadeiro com quem mais estamos a trabalhar ultimamente. Para fazer petiçons de espadas longas e de mão é a nossa melhor recomendaçom em quanto a seriedade e relaçom qualidade-preço.

www.regenyei.com

A SCEA dispom de Federschwert de Peter (na redondeza dos 200 euros).  Som o modelo de folha “ligeiro”: estám bem para adestrar mas ao emprega-los num torneio dobrarom as pontas. Se se pensa numa Feder coma substituto duma espada pessoal, recomendariamos provar os modelos de folha “pessados”. Porém, há tempo da compra de estes Feder, e o Regenyei fiz modificaçons. Há também variedade de modelos disponíveis na sua web, e todos ofrecem garantias.

http://www.regenyei.com/en_feders_standard.html

Algumas associadas da Gallaecia tenhem espadas pretas (nom Feder) feitas a medida por él. O preço “estándar” duma espada feita a partir de peças que já tem el preparadas semelha ser 295 euros, com custo de envio, taxas e ponta enrolada (obrigatório na Gallaecia) incluidos.

http://www.regenyei.com/en_blunts_order.html

O resultado nos dous casos que temos é mui satisfactório e extremadamente profissional. Som armas seguras e mui manejáveis. É importante especificar, ao encarrega-las, que se quere um rolled tip na arma (umha ponta enrolada), o que aumenta notávelmente a seguridade para o contrário.

Finalmente, também as espadas de mão que estamos a comprar som de Regenyei — específicamente, tipos XIV de Oakeshott (os modelos indicados como One-handed sword V):

http://www.regenyei.com/en_onehanded_custom.html

Arcensis está a ver de importar material de Regenyei, que se poderá ver in situ.

Szymon Chlebowski

www.szymonchlebowski.pl

Bom trato por correio electrónico, mas mui irregulares resultados: os tempos de entrega som impredecíveis, as armas encarregadas difirem substancialmente das fotografias da sua página web, e umas de outras, embora sejam todas adequadas para tirar. É o espadeiro mais económico do que temos constáncia, mas mui pouco fiável. Na atualidade deve ainda várias espadas a associadas da Gallaecia.

Há posibilidade de pagar por PayPal, se se lhe pide. É irmao da fabricante das luvas “Ensifer” para HEMA (www.sparringglove.com) e colega de Ensifer.

Armenteros

Linha de armas de recriaçom e adestramento comercializada por TheTimeSeller. Históricamente com qualidade variável, normalmente elegantes de desenho. Ultimamente tenhem à venda Feder mui asequíveis e atractivas, mas num intento (abortado) de compra houve muitos retrasos e problemas na entrega:

http://www.thetimeseller.com/product/6080/0/0/1/1/Espada-Federschert.htm

http://www.thetimeseller.com/product/6114/0/0/1/1/Espada-Federschert-Capitan.htm

Lista de provedores de equipamento e simuladores

Tenda Lugar Oferta Testada?
Arcensis Galiza Simuladores, Proteçons Sim
Gajardoni Italia Proteçons Nom
HEMA Shop
/ Knight Shop
UK Simuladores, Proteçons Sim
Leon Paul UK Proteçons Nom
PBT Historical Fencing Polonia Proteçons Sim
Regenyei Armory Hungria Simuladores Sim
SPES Polonia Proteçons Sim
SparringGlove Polonia Proteçons (luvas) Mais ou menos.