Espada roupeira:
Verdadeira Destreza

A Destreza Verdadeira ensina cientificamente a defender-se um homem de outro.

—Diogo Gómes de Figueiredo,
Oplosophia e Verdadeira Destreza das Armas, S.XVII

A espada roupeira (rapier) é um arma de uso principalmente civil. Tem o seu maior desenvolvimento durante os séculos XV, XV e XVII, mas posteriormente o espadim e outras armas mais lixeiras ou especializadas (sabre) vêm a ocupar o seu posto. Foi um arma de enorme êxito na península ibérica (Destreza Verdadeira e outras escolas), a península itálica, as ilhas britânicas, os países germânicos… em cada lugar com as suas próprias escolas e características.

UntitledO seu peso está na redondeza dos 1000 gramos e tem algo mais de um metro de comprimento. Serve tanto para o corte como para a estocada. As formas mais primitivas têm uma estrutura de «laços» de metal que cobrem a mão, mas progressivamente foram substituídas por «conchas» (placas) metálicas primeiro, e taças depois. Esta permite, junto com os longos virotes, avançar a mão contra a espada do contrário e controlar a lâmina daquela de forma segura. É utilizada frequentemente soa, mas às vezes também acompanhada duma adaga.

O jogo da Verdadeira Destreza

Na Gallaecia sala estudamos aos mestres da Verdadeira destreza, tanto portugueses (Figueiredo, Thomas Luiz) como espanhóis (Pacheco de Narvaez, Lorenz de Rada).

Captura de pantalla de 2014-05-13 21:43:01

A Destreza têm como característica visual mais destacada uma postura e movimento mui distantes de outras escolas de espada roupeira (Fabris, por exemplo) e particularmente da esgrima desportiva, conhecida como ângulo recto.

Captura de pantalla de 2014-05-13 21:44:44Mui importantes dentro da doutrina da Destreza som as consideraçons de distancia chamadas de Meio de Proporçom e Proporcionado, que definem as situaçons desde as que se pode ferir sem receber ferida.

Há uma aplicaçom prática de princípios geométricos nos movimientos e posturas, tratando de chegar a regras de aplicaçom universal para distintas circunstancias.

A destreza utiliza uma linguagem própria e mui precisa para descrever todas as particularidades do uso das armas, permitindo a descriçom verbal minuciosa dos diferentes encontros.

No seu tempo a Destreza aspirou a ser considerada de ciência, baseando-se em princípios certos e demonstráveis através das matemáticas, geometria, filosofia e outras ciências, chegando as vezes a extremos que foram caricaturados polos autores barrocos contemporâneos (Quevedo, Cervantes).

Além da Destreza

Na Gallaecia estudamos também técnicas da Esgrima Vulgar ou Esgrima Común (o substrato de esgrima popular existente na península com anterioridade à apariçom da Destreza), e das escolas italianas do mesmo periodo.

Captura de pantalla de 2014-05-13 21:47:33

Documentos

Galeria de imagens