Espada longa:
Kunst des Fechtens

«É aqui que tem começo a Arte de Combater com espada do Mestre Liechtenauer, a pé e a cavalo, com arnês e sem ele…»

MS 3227a, «Codex Döbringer», S.XIV

Chama-se espada longa (Langes Schwert, Langeschwert, longsword, Espada lunga) a um arma utilizada a duas mãos, de lâmina recta com dous fios e guarda com forma aproximada de cruz, medindo na redondeza dos 125 cm e 1500 gramos de peso. Modelos mui grandes e/ou pesados podem chegar ao 140 cm e os 2000 gramos, e os mui ligeiros e/ou curtos andar polos 110 cm e 1100 gramos. Tem o seu esplendor na àrea de influença do Sacro Império Romano-Germânico entre os S.XIV e o S.XVI, em que se desenvolvem vários estilos de combate.

regenyei-longsword

Reproduçom dum modelo Oakeshott XVIIIb, polo excelente espadeiro Peter Regenyei.

O Kunst des Fechtens e a
Sociedade de Liechtenauer

De estas diferentes escolas, provavelmente a melhor conhecida e documentada seja a da Kunst des Fechtens (o arte do combate), criada por um coletivo de mestres liderados polo suevo Johannes Liechtenauer nalgum momento do S.XIV.

Liechtenauer nom deixou nenhum manual (Fechtbuch) da sua própria mão, mas sabe-se que escreveu uma série de versos, chamados de Zettel, recolhendo de forma críptica e mnemônica a essência da sua arte do combate. Discipulos iam transcrever e comentar esses Zettel, criando assi vários livros de Glosa que chegaram até nós.

Esta tradiçom acadou tal reputaçom que outros mestres de armas posteriores (até tam tarde como o S.XVII) legitimavam os seus estilos de combate, por vezes consideravelmente divergentes, identificando-os como descendentes dos ensinamentos de Johannes Liechtenauer.

Som elementos característicos do Kunst des Fechtens:

  • A vontade de simplificaçom e estruturaçom da mecânica do combate (apenas quatro guardas, cinco golpes mestres, um sistema de defesa em piramide, etc).
  • A ordenaçom espaço-temporal do mesmo (Zufechten, Krieg, Abzug) e das acçons desenvolvidas (Vor, IndesNach).
  • Uma filosofia dual conservadora-assertiva: para ganhar é necessário dominar a acçom, forçando à oponente a atuar. Porém, todas as técnicas avançadas estám encaminhadas a estabelecer a seguridade da agente.
  • Portanto, um jogo seguro: a maioria das técnicas buscam controlar a arma contrária ao tempo que se ameaza ao adversário.

Equipamento

Este é um kit completo de proteçons para utilizar num torneio. Repara em que nom necessariamente se utilizam todas em todos os exercícios das aulas regulares. O essencial som: máscara, luvas e casaca.

scea-proteçonsA Gallaecia pode proporcionar todo o material necessário para as primeiras aulas de Kunst des Fechtens. Se continuares, há um programa de compra de equipamento subsidiado pola sala ao que podes aderir.

Glossário e documentos

Galeria de imagens

Vídeos