Espada e borquel: MS i.33, «Codex Walpurgis»

Espada e borquel:
Codex Walpurgis

A espada de mao (ou simplesmente «espada») é um arma que, embora foi mudando ao longo dos séculos e contextos, tem uma genealogia essencialmente ininterrompida durante mais de 1000 anos. Da fim do império romano, como uma espécie de hibridaçom entre a spatha e as espadas germanas, até o S.XV gozou sempre de considerável popularidade. Trata-se dum arma nas redondezas dos 100cm, e por volta de 1000g de massa.

Espada de mao e borquel

Espada de mao (por Peter Regenyei) e borquel.

O borquel, pequeno escudo de uma mao, aparesce registrado desde o S.XII em contextos tam dispares como o campo de batalha, os duelos judiciais ou a auto-defesa civil. Há innumeras variaçons (com projeçons, com formas de diamante…) mas a essencia é sempre a mesma: uma arma pequena e manuseável utilizada como apoio e pensada para o combate em distáncia curta. Ademais de proteger o corpo (e especialmente a mao armada), o borquel é em si mesmo uma arma, cuma quantidade importante de têcnicas a utilizar golpes de borquel como apoio ou acçom central.

O sistema de combate do MS i.33

O manuscrito MS i.33, datado nos inícios do S.XIV, é o tratado mais antigo de esgrima histórica conhecido. Também chamado Walpurgis Fechtbuch (literalmente: «o livro de esgrima de Walpurgis»), é salientável por ilustrar, na ultima seçom do mesmo, a uma mulher –Walpurgis– a treinar combate cuma espada de uma soa mao e borquel. Também destaca a utilizaçom dos termos Scolar/Discipulus e Clientulus  fronte ao Sacerdos, o que aponta a um sistema profissional de combate.

O sistema de combate que detalha o MS i.33 é fechado, coherente e completo: combina uma série de custodiae  (guardas) e obsesseo (lit. «assédio», contra-guardas) e uma filosofia de combate centrada no controlo da possiçom central e lâmina contrária e a proteçom do braço armado mediante o pequeno escudo (borquel), mantendo assim o domínio do combate de maneira táctica e nom por velocidade ou potencia. Esta filosofia dá como resultado um sistema muito mais seguro para o scolar ante quaisquer tipo de oponente.

Exhibiçom de Espada e Borquel, 2013

Exhibiçom de Espada e Borquel, 2013

Documentaçom

 Galeria de imagens

Vídeos