Acrescentados vídeos ao nosso YouTube

Provavelmente deviamos gravar e publicar no nosso canal de YouTube mais videos dos treinos em todas as quatro disciplinas —Jogo do Pau, Espada Roupeira, Espada Longa e Espada e Borquel— que na atualidade ensinamos na Gallaecia in Armis.

A realidade é que temos permanentemente esse projecto mas continua a ser adiado pola realidade do dia-a-dia: preferimos dar aulas e treinar! Porém, aqui vamos deixar-vos um par de gravaçons das aulas de espada longa que exemplificam parte do que nelas fazemos.

Regra 1 do Zufechten

Este exercício, que chamamos de «regra» seguindo a tradiçom galego-portuguesa documentada, por exemplo, no Oplosophia, Manuscrito da Espada, Lições de Marte ou nas Lições da Espada Preta (livros todos publicados e disponíveis através da AGEA Editora, o selo editorial das salas galegas de HEMA) é similar às katas das artes marciais orientais: uma sequência de movimentos pensada para trabalhar a memória muscular e a forma técnica.

Esta «Regra 1 do Zufechten» inclui os movimentos mais básicos para se iniciar no Kunst des Fechtens, e é ademais reversível (quer dizer: uma vez completada desde o Vom Tag direito, ao girar no sítio pode-se fazer o caminho de volta desde o Vom Tag esquerdo). A sequência (desde a direita) é:

[ Partindo de Vom Tag na direita]

  1. Oberhau direito longo (quase Scheittelhau) + passo recto
  2. Abnehmen e Oberhau (quase Zornhau) esquerdo + passo transversal
  3. Unterstich (estocada desde Pflug) direito de punho + compasso recto
  4. Durchwechseln + Unterstich (estocada desde Pflug) esquerdo + passo recto
  5. Defesa (pseudo-Kron) na direita + passo estranho
  6. Defesa (pseudo-Kron) na esquerda + passo estranho
  7. Unterhau esquerdo a Ochs direito + passo de roda
  8. Unterhau direito a Ochs esquerdo + passo de roda
  9. Oberhstich (estocada desde Ochs) esquerdo de punho + compasso recto
  10. Winden a Ochs direito + Oberhstich (estocada desde Ochs) direito + passo recto

Desde aqui, é possível girar no sítio e ficar assim em Vom Tag esquerdo, desde o que podemos fazer a Regra com lateralidade invertida.

Zornhau como Vorschlag e técnicas relacionadas

Este outro vídeo é uma explicaçom que gravamos para partilhar ideias com camaradas da HEMA-Brasil: recolhe várias das técnicas que estivemos a trabalhar no ultimo trimestre do curso passado: Zornhau empregado no Vorschlag, e algumas possibilidades que de aí derivam (Zornort, Duplieren, Mutieren, Umbschlagen). Pode dar uma mostra de como o jogo da espada longa depende da força por trás do Binden (o contato entre as espadas) e o lugar em que este se produz.