Instrutivo: fabricar um borquel côncavo com prato da IKEA

Embora existem bons fabricantes de espadas (longas e de mão, mas nem tanto para a espada roupeira, pelo menos nas características ótimas para a prática da Verdadeira Destreza) nom é frequente encontrar borqueis ofertados nas páginas dos mesmos, ou noutras páginas especializadas em equipamento de HEMA (podedes consultar algumas recomendaçons na nossa página de links).

Exemplo de borquel metálico à venda em TheTimeSeller.

Exemplo de borquel metálico à venda em TheTimeSeller.

Para além disto, os poucos borqueis que se acham à venda som com frequência de aço, que nem é o material ótimo para a prática que fazemos na Gallaecia in Armis. Outras vezes vende-se apenas o umbo (a peça metálica central), que também é relativamente simples de criar na casa, até com forjado «em frio».

Por isto, é frequente para quem estuda espada e borquel ver-se na obriga de fabricar a sua própria ferramenta. O companheiro Iago Santalizes vem assim de acrescentar à seçom de documentos da página de Espada e Borquel um instrutivo onde explica como fabricar os borqueis de treino que empregamos na SCEA — equivalentes óptimos dos empregados na altura do Codex Walpurgis — partindo de um umbo e um prato de madeira comprado no IKEA.

Descarrega o instrutivo para fabricar o borquel [PDF]

Se decidides segui-lo instrutivo, partilhai com nós as imagens dos vossos resultados enviando-as à nossa página do Facebook!

Borquel do Iago, acabado.

Borquel do Iago, acabado.

Borqueis do Antom e do Denís, em uso.

Borqueis do Antom e do Denís, em uso.