Aulas de espada longa em Loures, IV Encontro da Federação Portuguesa de Esgrima Histórica

Avaliação do convite às IV Jornadas da Federação Portuguesa de Esgrima Histórica

O passado novembro uma pequena delegação da Gallaecia in Armis (Denís Fernández Cabrera e Iago Fernández Outeiro) e da AGEA-Corunha (Ton Puey) foram convidados pela Federação Portuguesa de Esgrima Histórica para ministrarem aulas de espada longa e espada roupeira na quarta edição do seu encontro anual.

Este seminário de dois dias, que reuniu cerca de quarenta esgrimistas de todo país luso, teve como objetivo apresentar  estilos que normalmente não estudam lá: «Verdadeira Destreza» para a espada roupeira e «Kunst des Fechtens» para a espada longa. Além disso, algumas ideias foram expostas e discutidas sobre qual é a finalidade de torneios, o seu uso como ferramenta de aprendizagem e possíveis conjuntos de regras e regulamentos de segurança para os mesmos.

IV Encontro da Federação Portuguesa de Esgrima Histórica, Loures - fotografia de grupo

IV Encontro da Federação Portuguesa de Esgrima Histórica, Loures – fotografia de grupo

Porén, a experiência mais gratificante foi ver em pessoa a gente que apenas haviamos conhecido através do internete, e conhecer amigos novos que ampliaram nossa visão de como a comunidade HEMA portuguêsa está a crescer e evoluír. Não só a hospitalidade da organização foi impressionante, mas a recepção calorosa geral dos participantes nos deixou querendo voltar.

Aguardamos de coração que isto seja mais um da série de passos que estam a aproximar às comunidades HEMA de Galiza e Portugal, e que o futuro continue a favorecer esta troca de conhecimento e prática.

Estaremos expectantes para o próximo ano!

Mais informação: